terça-feira, 29 de março de 2011

A morte da cultura - Adorno e Eu (1)

A maioria que acessa este blog, conhece a famosa politica do "Panis et Circencis", mas ela afeta nossa vida atualmente? De que forma?

Desde o começo da civilização, a industria cultural tem trabalhado mais e mais voltada para o lucro e a manipulação em massa. Foi assim na Roma do sec. IV e é até hoje aqui no Brasil.

Digo isto pois estou farto de ver a verdadeira arte e cultura serem esmagadas e completamente abafadas pela "cultura massificada". O carnaval por exemplo, é a maior amostra de "Panis et Circencis" hoje em dia, é literalmente dar comida, bebida e diversão ao povo, para que ele curta uma festa extremamente elitizada e exclusivista, e esqueça que quando voltar pra sua "maloca" não vai ter o que dar para alimentar seu filho. A industria cultural ja esta tão bem inserida em nosso cotidiano, que nós nem mais percebemos ela. Ouvimos o que os outros ouvem, vestimos o que os outros vestem e principalmente, pensamos igual a todos. Não isso não é nossa culpa, mas infelizmente ja nascemos com esta mentalidade de adequação social. E é isso exatamente o que ela, industria, quer. Ela quer não mais que as artes puramente revolucionarias venham para contestar o sistema, ela quer que o homem engula aquilo que é socialmente correto, e por fim vire um objeto da industria, vire somente o meio consumista. Já dizia Adorno "O consumidor não é rei, como a industria cultural gostaria de fazer crer, ele não é o sujeito dessa industria, mas sim seu objeto". Quanto mais essa industria cresce, mais as formas de cultura vão se apagando, sendo engolidas e subjulgadas em um sistema que não cria seres pensantes, que não cria senso critico, mas que sim cria zumbis, servos desta malévola industria.

Theodor Adorno é um de meus estudiosos favoritos, se não O favorito. Gostaria de colocar algumas frases que acho muito interessante em seus trabalhos sobre industria cultural:


"O que é subjetivamente, em si, falso, não pode ser verdadeiro e bom subjetivamente, para os homens."
"A satisfação compensatória que a indústria cultural oferece às pessoas ao despertar nelas a sensação confortável de que o mundo está em ordem, frustra-as na própria felicidade que ela ilusoriamente lhes propicia."
"A dominação tecnica progressiva se transforma em engodo das massas, isto é, em meio de tolher a sua consciencia. Ela impede a formação de individuos autonomos, independentes capazes de julgar e de decidir conscientemente."

Leiam: http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/211.pdf


Thales B. Souzedo

3 comentários:

  1. Muito bom Thales. Já conhecia esse texto antes ou teve acesso a ele nas aulas do Professor Walter?
    Sabe, acho que fomos privilegiados com o acesso a esse pensador. Realmente é uma análise necessária.
    Aguardo ansioso pela parte II

    ResponderExcluir
  2. Já Dizia " Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley :

    "- Mas por que é que ele está proibido? - perguntou o Selvagem. Na excitação de conhecer um homem que havia lido Shakespeare, esquecera momentaneamente tudo o mais.

    O Administrador encolheu os ombros.

    - Porque é antigo; essa é a razão principal. Aqui não queremos saber das coisas antigas.

    - Mesmo quando são belas?
    - Sobretudo quando elas são belas. A beleza atrai, e nós não queremos que ninguém seja atraído pelas coisas antigas. Queremos que amem as novas."

    ResponderExcluir
  3. thales mesmo sendo sua gestora, me pronuncio agora como pessoa do mundo e cumprimento suas ideias e ideais assim como este site,parabens ,vc de fato intelectualmente atuando para um mundo menos ignorante. beijo, Lu Bellesia.

    ResponderExcluir