sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Preço da Apatia

O Preço da Apatia


O senador Pedro Taques (PDT) apresentou um Projeto de Lei no Senado (PLS) no dia 28/04 que visa categorizar como hediondo os crimes de corrupção (ativa ou passiva) além de aumentar de dois para quatro anos a pena mínima para essas práticas. O que pode e vai gerar muitas discussões necessárias para a política brasileira.

Projetos superfaturados, desvio de verbas públicas entre outras práticas desprezíveis tornam-se empecilhos para a realização dos mais simples afazeres do Estado, tais como a manutenção da saúde, da educação e da segurança. Não podemos também culpar apenas a corrupção por esses problemas, aliado a essa deplorável postura também está o descaso governamental para com os seus deveres básicos. Pode parecer exagero falar que a corrupção afeta tanto a nossa sociedade, mas uma pesquisa recente realizada pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) revela que a corrupção pode custar anualmente ao Brasil até R$70.000.000.000 (setenta bilhões de reais!!!) o que pode ser 2,3% do P.I.B, como comparação o estádio principal para a copa de 2014 não passará de 1 bilhão de reais, lembre-se que os investimentos públicos em educação é de 4,7% do P.I.B.

Basta um rápido olhar para sua cidade que você verá como essa monstruosa quantia faz falta, ruas sem asfalto, escolas sem estrutura, policiais incapacitados, caos na rede de saúde pública, enchentes causadas por desvio de rios e nada sendo feito etc. A apatia também tem um grande papel nessa história, já que são raras as manifestações sérias e argumentativas sobre o tema em questão. A concepção de democracia para o povo brasileiro é que política não é coisa do povo, enquanto deveria ser do povo e para o povo o que vemos é uma elite transformando um bem público em privado.


Renan Bonassa

Um comentário:

  1. É tragicômico essa proposta de lei é como oferecer ratoeiras num buraco de ratos

    ResponderExcluir