sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dawn of the dead - 1978



[...] Quando não houver mais lugar no inferno, os mortos caminharão sobre a terra [...]


Olá pessoal, depois de várias semanas atrasando a postagem, esta sairá no prazo. Peço enormes desculpas ao pessoal que lê o Blog, e prometo evitar que os atrasos se repitam. De qualquer maneira, é preciso dizer que este post será mais tranquilo, trata-se de uma indicação de filme. 
O nome do filme é Dawn of the Dead, é um filme do final da década de 70, dirigido por George Romero. Como é de praxe em nosso blog, o filme carrega uma certa crítica social. Depois de ver o filme, e ter uma conversa de bar com o Renan e o Schoeps, me avivou a vontade de falar do filme, então vamos lá.
O filme nos mostra um monte de zumbis - mortos-vivos - que não são capazes de raciocinar, apenas andam e buscam alimento ( seres humanos ). Isso carrega uma forte crítica as pessoas que não pensam e nem refletem sobre a vida, apenas consomem, somente atendem as necessidades imediatas. É também uma bofetada na face de nossa sociedade de consumo, onde, como repetimos inúmeras vezes aqui no Blog, a única liberdade é a de consumir.
Então, fica aqui uma breve análise do filme e a dica para quem quiser assistir. Sempre lembrando que comentários e críticas sempre serão bem vindas, afinal, apontei somente um dos lados da análise, há ainda muito mais coisas para serem lançadas no debate.

Abraço a todos.




Marco Aurélio


Um comentário:

  1. Vale lembrar que George Romero sempre faz uma analogia destes zumbis com a sociedade do consumo, uma crítica forte que nem todos enxergam, porém se faz presente em seus clássicos do terror (capitalista).
    Bela indicação.

    Renan Bonassa

    ResponderExcluir