sábado, 3 de setembro de 2011

Tererê


O Tererê, ou Tereré - dependendo da região -, é nada mais nada menos que Erva Mate ( Ilex Paraguariensis ) triturada, tomada com água gelada.
O recipiente pode ser tanto um copo comum, quanto a tradicional Guampa - chifre de boi cortado e vedado no fundo com uma tira de couro. Porém, é fundamental que se tenha uma bomba, instrumento que serve para filtrar a água evitando que a erva suba pelo bocal.
É uma bebida tradicional em vários países sul-americanos, como Paraguai, Argentina, Brasil e etc. Em nosso país - Brasil - é tomado tradicionalmente na região Centro-Sul.
O ato de se tomar um mate gelado é quase sempre envolto por um certo ritual. Normalmente consumido no final da tarde, com um grupo de amigos, o Tererê é passado de mão em mão, sendo que o líquido deve ser tomado até o final, então enche-se novamente o recipiente e passa-se ao próximo.
Bebida saudável, e de baixo custo, é ideal para confraternizações de amigos, refrescando nos dias de calor e animando os finais de tarde. Uma boa mateada é relaxante, serve para unir e aproximar as pessoas.

Segue abaixo o modo de preparo:

- Coloca-se o mate no recipiente - até pouco acima da metade. Então tapa-se o bocal com a mão e bate-se a erva, de modo que o pó grude na mão.
- Após isso inclina-se o recipiente até a posição horizontal, a fim de amontoar a erva próximo ao bocal - livrando o fundo e uma das laterais ( onde será introduzida a bomba ).
- Em seguida, preenche-se o recipiente ( ainda na posição horizontal ) com água gelada, e aos poucos coloca-se o mesmo na posição vertical.
- Está pronto seu Tererê, certifique-se de que a bomba está bem presa, e aguarde uns instantes até que a erva esteja completamente embebida em água. Ai é só saborear.


Boa tarde a todos vocês. E boa mateada, aos que, assim como este paulista aqui, resolveram experimentar essa bebida típica do pantanal.


Marco Aurélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário