domingo, 9 de outubro de 2011

O lucro, a riqueza e a pobreza


A coisa mais pobre em nossa cultura é o sonho de ser rico, pois a riqueza não existe sem pobreza; e para haver riqueza tem que ter acumulação e lucro.
O lucro sempre vem associado ao sucesso, o que tem que mudar é o conceito de lucro.
O bem estar deveria ser visto como lucro, por exemplo: quando se faz um loteamento apenas se pensa no lucro da venda de lotes e não no bem estar das pessoas que irão morar nele, pois o lucro em nossa cultura vem antes de tudo; o lucro é a expressão do egoísmo cultivada em nossa sociedade que mantém o orgulho individual da pessoa perante a sociedade em forma de superioridade sobre seus semelhantes.
O sonho de riqueza entra no imaginário do indivíduo e não tendo possibilidades momentâneas de realizar, vai buscar no jogo de loterias; enquanto uns vão optar por roubar; outros se tornaram corruptos e tudo isso para satisfazer seus tristes sonhos idiotas de riqueza e assim gerando violência e miséria; fazendo de seus sonhos, pesadelos de muitos.

OTÁVIO SCHOEPS 

2 comentários:

  1. Cara, desde que o loteamento esteja oferecendo uma qualidade de vida muito boa, não vejo problema em ser feito visando o lucro.

    Seu último parágrafo ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  2. o loteamento foi apenas um exemplo que eu dei, o meu objetivo é pensar o conceito de lucro. E qual tipo de loteamento tem qualidade de vida?
    O lucro vem antes das pessoas, por ter o lucro como principal objetivo é que na nossa sociedade é a economia que norteia nossas vidas e necessidades públicas e não o bem estar da maioria.
    OTÁVIO SCHOEPS

    ResponderExcluir