quarta-feira, 27 de março de 2013

Biografia





Neri Jori Francisco Jovino é natural da região norte do país,onde existiu a tribo Jori destruída pelo incêndio criminoso. Quando chegou à cidade sua idade foi calculada em 13 anos,apesar da baixa estatura. Filho de Jovino do Nordeste com Amaberia Jori.
A distância da aldeia para a cidade onde chegou é de mais de mil quilômetros,o menino só,sem condução e alimentação venceu o trajeto.
O fenômeno é atribuído à Lua-cheia,que à ele se apresentava na forma humana e também ao Velho da Montanha,um espírito protetor dos curumins. Seu nome é originário aos costumes de seu povo em preservar a memória de antepassados ou benfeitores,portanto,Neri poderia ter sido o nome de algum profissional da saúde ou militar que visitaram as aldeias isoladas,pois,em outra tribo,na mesma região,conhecemos o menino Nery Uanã.
Jori,seu avô,foi assassinado juntamente com o sertanista Francisco em confronto armado. Praticamente autodidata,aprendeu ler e escrever observando os relatórios dos voluntários. Com um graveto ia copiando tudo o que via no piso de chão batido de sua morada e aos poucos foi desvendando o mistério das letras.
Morador de rua,conheceu a professora Dona Ilda que o ajudou a melhorar o que já sabia.
Certo dia,desapareceu misteriosamente. “O Velho da Montanha o levou para morar com a sua amada”,assim testemunhou Cinho,o menino que cavalga a noite pela floresta.
Suas escritas foram encontradas sobre a enorme mesa de madeira,onde ainda está o anjo tropeiro.
“Isso é ouro puro”,foi dito pelo historiador professor André,quando teve acesso aos manuscritos.

Autor: Neusir Índio

Nenhum comentário:

Postar um comentário