domingo, 26 de maio de 2013

Sou um rapaz Latino Americano


Explorada desde a chegada dos primeiros europeus, despojada de suas riquezas, coberta pelo sangue e pelos cadáveres de seus filhos e filhas - mortos e dizimados pela ganância de uns poucos "homens de bem". É esta Terra que recebe o nome de América Latina.
Desde o Rio Bravo no México até a Terra do Fogo no extremo sul do continente, o solo Americano abriga um povo que tem em comum o fato de terem perdido algo. Perderam as riquezas da terra, perderam sua cultura, sua identidade, sua liberdade, sua autonomia, perderam até mesmo o direito de serem chamados de Americanos. Americanos são os WASP, ao sul do Rio Bravo são todos Cucarachas.
São os Cucarachas que sofrem com a falta de emprego, o alto preço de alimentos, transportes coletivo precarizado, secas, enchentes, falta de acesso a terras, e tantas outras dificuldades. Ao sul do Rio Bravo o progresso não chegou, para a grande maioria do povo a vida é semelhante ao que era nos primeiros decênios da colonização.
Por isso, a grande maioria dos jovens desse continente se identifica com o trecho da canção de Belchior. Sim, também sou "apenas um rapaz latino americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior".



Marco Aurélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário